segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Escola X Saúde X Cidadania: como estes elementos estão relacionados?
Estamos vivendo em uma sociedade em que: “o ensino da saúde tem sido um desafio para a educação no que se refere à possibilidade de garantir uma aprendizagem efetiva e transformadora de atitudes e hábitos de vida”. (BRASIL, 1988a, p.61), pois, que a escola forme cidadãos preocupados com as degradações ambientais, que procure valorizar cada ser humano, sendo, deste modo, que a escola é a principal formadora de pessoas para uma vida saudável.
Em nenhum outro tempo falou-se tanto em promoção da saúde como no momento atual. Sendo que o conceito de promoção da saúde traz como princípios norteadores uma série de valores éticos, como a vida, a solidariedade, a equidade e a cidadania, e várias estratégias que visam concretizar a cooperação e parcerias. A importância dessas, é inquestionável e determinante do êxito da promoção da qualidade de vida das populações.
A escola é na realidade um espaço socialmente reconhecido para desenvolver o ato pedagógico, é uma instituição em que o ser humano passa longa e importante etapa de sua vida. Por sua missão educativa ser complementar à missão da família, a escola contribui na construção de valores pessoais e dos significados atribuídos a objetos e situações, entre eles a saúde.
A escola saudável é aquela que possui um ambiente solidário e propício ao aprendizado, por isso ela deve estar engajada no desenvolvimento de políticas públicas saudáveis e na estimulação da criação de entornos favorecedores à saúde, na aprendizagem de comportamentos que permitam a proteção do meio ambiente, na conservação de recursos naturais e na implicação cada vez maior da população em projetos de promoção da saúde.
A escola desempenha um papel importante na formação dos cidadãos para uma vida saudável, na medida em que o grau de escolaridade em si tem associação comprovada com o nível de saúde dos indivíduos e grupos populacionais. A escola nesse ponto tem um ambiente favorável para a promoção e manutenção da saúde da criança.
A cidadania deve ser exercida por todos sem distinção de classes sociais. Onde o governo com suas leis determina a divisão de deveres, sendo do Estado, da sociedade e da família, todos ajudam na educação da criança, na saúde, entre tantos outros meios que podem ajudar uma criança se desenvolver melhor, com dignidade.
Nesse contexto a criança tem seus direitos protegidos desde seu nascimento, obtêm uma qualidade vida como cidadã, sendo que desta forma poderá se tornar uma cidadã de bem, sabendo desta forma de seus direitos e deveres junto à sociedade, sendo que estes valores ela irá aprender na escola ou até mesmo em casa. No que se refere a saúde a criança também pode aprender em casa e muitas vezes é mais aperfeiçoada na escola, onde irá aprender, sobre cuidar do meio ambiente, sobre seu próprio corpo. Percebe-se desta forma que uma está relacionada à outra uma sem a outra pode existir, mas não terá o mesmo significado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário